13/01/2009

COMPARTILHANDO AS EMOÇÕES DE 2008 E DE 2009

Amigos,


Todos os instantes são oportunidades de ação e reflexão, embora nem sempre percebamos tais oportunidades.

Mas o período de final de ano sempre se revela propício para avaliações do ano que está findando e para as ações de planejamento para o ano que logo se iniciará.

Em 2008 tive inúmeras oportunidades de crescimento e aprendizado. E confesso que tenho dúvidas se logrei êxito em aproveitá-las 100%.

Mas gostaria que soubessem que fiz de TUDO para aproveitar ao máximo cada oportunidade de crescimento, cada oportunidade para conhecer uma pessoa ou conhecer melhor quem eu já conhecia.

Também foi ótima estreitar relações com pessoas que simplesmente se revelaram maravilhosas, acolhedoras, sensíveis e fantásticas.

Mas ao me deparar com a possibilidade de viver um ano novo, um ano inteiro, surge uma tremenda questão: são 365 dias que estão em branco e que dependerá das minhas, das nossas ações, sentimentos, vontades, desejos e possibilidades fazê-los maravilhosos, de pleno proveito e, desta forma, dignificando a vida.

Então, estamos em época de reflexão.

Proponho duas palavras para nortear as nossas reflexões: elegância e amor.

O termo elegância sugere atitudes nobres, de seres que dotados de uma complexa estrutura psíquica, são capazes de calibrar suas palavras, atos (aquilo que se observa do outro ou de nós mesmos em termos concretos) e atitudes (são as reações e impulsos que movem as nossas ações).

Ser elegante é distribuir olhares de curiosidade genuína, é compartilhar os momentos de cumplicidade e compromisso com o outro, é reservar as formalidades para os momentos dos quais não podemos abrir mão. Ser elegante é ser generoso, é respeitar o outro em suas potencialidades e fragilidades, é compreender a diferença e fazê-la realidade.

Ser elegante é observar o alcance das frases e termos que podem ferir mais do que instruir, ofender mais do que ilustrar, magoar mais do que exemplificar.

O amor é o combustível capaz de nos colocar na rota e trilha da elegância. É a consciência da limitação humana e infinitude da existência. É atitude fraterna, espontânea e soberana de quem sabe que estamos misteriosamente pendurados e vinculados à Terra e que esta, também misteriosamente, flutua miraculosamente pelo espaço cósmico.

O amor ilumina os nossos espaços interiores e desperta para cada ato com intensidade e dignidade.É dele que se origina infinitas inspirações para transformar pessoas, fatos, ações, resultados, contextos e pretextos. E dele também parte a nossa capacidade de produzir um novo olhar para nós mesmos e para os semelhantes.

Sim, meus amigos, é este o meu desejo para 2009:

UM NOVO OLHAR PARA NÓS E PARA O MUNDO.

Que sejamos capazes de transformar "tudo" em tudo. Que possamos aprender e compartilhar, sempre. Que sejamos cada vez mais HUMANOS.

Que nos agarremos a esta, pois ela recheada de esperança, de elegância e amor.

Feliz Natal a todos e belo 2009 de realizações e conquistas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário