28/02/2009

MINHA MESTRA, MINHA MÃE

Nesta noite de peculiar intuição
Continuo a lembrar do meu passado
Parece transbordado o meu coração
Tanto que deseja ser esvaziado

Pois parece que está exigindo
Espaços largos em imensidão
Não adianta fingir que não estou ouvindo
Está em plena atividade como vulcão

Fui muito afortunado e reconheço
Esta riqueza estou agora a exibir
Como até acho que não mereci e não mereço
Por isto estou com você para dividir

Desde muito pequeno com pouca idade
Tive muita sorte ou luminosidade
Ter nascido numa família de simplicidade
E ter em casa um convite da eternidade

Sem nenhuma pretensão de grandiosidade
Orgulho exacerbado ou excesso de vaidade
Minha mãe foi expressão de generosidade
Estou em puras lágrimas de genuína verdade

De alguma forma a sinto aqui presente
Compartilhando lembranças de lindas vivências
Que juntos tivemos e eternamente
Estarão entre as minhas muitas efervecências

Como ela partiu cedo e tão jovem
Apenas quarenta e oito ela tinha
Sua imagem e luz tanto me movem
Adoraria tê-la mais do que cinquentinha

Mas hoje quem tem 48 sou eu
E quero que ela saiba sobre mim
Além de tanto amor que ela me deu
Atuou para o meu ser tanto assim

Te sinto em meu coração e ao meu lado
Em todo lugar neste intrigante espaço
De testes e aprendizagens de grande calado
Possuidora de grande força e nervos de aço

Era forte e tão determinada
Ariana de muita paz e iniciativa
Sou também ariano nesta estrada
Adoro a sua imagem comunicativa

De infinita simplicidade e paciência
Acolhedora como uma grande colher
Ensinou a paz, o amor e o fim da inocência
Segredos da vida, da morte e da mulher

Enaltecia que todos tem a sua missão
Talentos a expressar e perfil a corrigir
Instrumentos e ferramentas para então
Superar a si mesmo para progredir

Antecipava com olhar profundo
Dificuldades que viriam no futuro
Água, energia e alimentos no mundo
Não esquecendo do homem tão impuro

Aumento da ambição desenfreada
Valorização profunda do material
A força da ética e da moral afetada
O homem passaria ainda muito mal

Falou do crescimento da tecnologia
Mesmo tendo tão pouco estudado
Através de poucas palavras e da simbologia
Eu também tinha que atuar para o mundo ser mudado

Como muitos também alertava
Cada um tem seu respectivo papel
Mesmo assim ela com todos se importava
Lembrando que todos nós formamos um anel

Cada um tem suas dificuldades
Cada um tem seus talentos
Cada um tem suas afinidades
Cada um tem seus intentos

Ainda tão jovem pela primeira vez
Ouvi dela a importância do silêncio
Respirar cadenciado e ela assim fez
Ensinou-me como o mestre dela: Inocêncio

Dizia que a respiração é remédio
Para muitos males do homem
Pode curar muito e até o tédio
Muitos males do ser assim somem

De olhar simples, suave e penetrante
Voz baixa, amiga, sofrida e inspiradora
A muitos aconselhava com fala desconcertante
Nunca falava de sua história de sofredora

Mulher gigante de baixa estatura
Compartilhava tudo sem dificuldade
Mulher pequena de tal envergadura
Por isto estou em festa nesta atual idade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário