05/05/2011

O ATO DE EDUCAR

Agressões de alunos aos professores ou aos trabalhadores da Educação é algo corriqueiro, crônico e grave. Seja em qualquer nível, é sempre necessário refletir sobre o ato de Educar.

Educar é compartilhar vida, é despertar valores, é iluminar os jovens sobre o respeito a si mesmo e ao outro, a importância e o significado da vida, sobre a especificidade do fato que a espécie somente se humaniza através da Educação. Filhos aprendem com exemplos dos mais velhos. E jovens têm aprendido, pois a sociedade está ensinando o materialismo, o consumismo, a violência como fato natural e do dia a dia, a desagregação familiar, o egoísmo e o egocentrismo.

Educar é estar junto, é dividir, é demonstrar aos jovens que cada um é essencial na vida, que a diferença é algo natural, que devemos nos preparar para a aventura de estar vivo e criar momentos de positividade, de construir junto com o outro. Demonstrar a eles que ética é comportamento que gera resultados de alegria, de bem estar e de conquista de novos horizontes, de valorização da vida e sua preservação. Educar é ser exemplo de amor e que este é a essência da emoção humana e que ele é Vida.

Educar é despertar a estética da alma, é deixar de lado a estética da forma, a estética do corpo, a estética da imagem. É motivar para a vida, para a construção de caminhos altruístas, é desmitificar o ego.

É acompanhar o experienciar das descobertas, o dilatar das fronteiras do ser, é ser companheiro do jovem, é ser exemplo de Amor, é ser verdadeiro e humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário